Quem somos nós!

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Sou Tássia, tenho 26 anos, mãe de 2 filhos, Larissa 03 anos e Miguel 1 ano... O Thiago é meu dignissímo esposo! Sou feliz e amo, a palavra do SEnhor e tudo o que pode alegrar nosso dia!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nova Família

Construindo um novo lar

Apesar de o assunto novo casamento de divorciados  não ser especificamente mencionado na bíblia, as escrituras apresentam algumas advertências que parecem relevantes:

1 - Forme sua nova família em Cristo. Se já foram cometidos erros no passado, busquem o perdão de Deus e de outros envolvidos e abandone o que se passou, a fim de caminhar com alegria para futuras oportunidades.
Reconheça abertamente que cada membro da família tem um relacionamento distinto e insubstituível com Cristo e que juntos vocês são uma “miniversão” do Corpo de Cristo em ação.
Busquem entender e desenvolver os dons espirituais individuais em sua nova família. Orem juntos. Façam de Cristo o centro da atenção e a maior autoridade em sua casa.
2 - Determine claramente as linhas de autoridade e de responsabilidade. Quanto maior a responsabilidade dos pais sobre os filhos, maior a autoridade que ele ou ela devem exercer. Discuta aberta e francamente com seu cônjuge a necessidade de se definir com clareza as regras para os pais sobre cada filho da nova família em formação, a fim de manter a ordem no lar (1 Cor.14,40).
3 - Comunicação encorajadora, harmonia cordial, paz e ordem requerem comunicação clara, direta e convincente. Possibilite conversas para esclarecer desavenças, compartilhar idéias e opiniões e tomar decisões familiares, mostrando apreciação pela contribuição de cada um (Ef.4.29-32).
4 - Reconheçar os valores e diferenças individuais – mesmo que seu alvo seja manter a união familiar. Permita que cada pessoa tenha liberdade de expressar sua própria personalidade, suas habilidades e suas capacidades dentro das regras familiares (Rom. 12.9-12).
5 - Descobrir e realizar atividades que satisfaçam a todos (Am.3,3).

Fonte: A Bíblia de Estudo da Mulher - Ed: Mundo Cristão


Atividades para se fazer em família

  • No Museu

Procure um museu legal na sua cidade - Museu do Índio, de Ciências, de Arte - qualquer um. Chame os amigos do seu filho, leve um dinheirinho para um lanchinho depois e vá dar uma olhada nas coisas que estão expostas nas vitrines e paredes. Algumas exposições incentivam que o visitante toque e interfira nas peças. Outras são feitas especialmente para crianças.
Quase toda a cidade tem pelo menos um museu e alguns podem ser realmente legais!
Mesmo que o museu que você tenha para visitar seja um daqueles mais tradicionais, que as crianças podem achar "caretas", você pode inventar uma gincana para eles fazerem durante a visita: procurar um auto-retrato, descobrir o nome do inventor do telefone... coisas que estejam em exposição e que eles próprios possam descobrir. O prêmio pode ser um sorvete duplo ou até um presentinho especial.
  • Feira de artesanato

Que tal dar um passeio por uma feira de artesanato?
Para as crianças, estas feiras têm bonecos, marionetes, petecas e vários brinquedos. Para adolescentes, valem as jóias, bijuterias, caixinhas e porta-retratos. E os adultos também podem se divertir bastante.
Tire proveito do passeio: fale sobre as técnicas que você encontrar (como se grava no couro, como se fazem os vitrais, de onde vem a palha das cestas etc.). Você não entende disso? Sem problemas! Pergunte ao artesão!
E há outros tipos de feiras legais: de antiguidades, de quinquilharias e até feiras de frutas e legumes. Fale com seus filhos sobre como as frutas são plantadas longe e chegam à cidade de caminhão; ou sobre as vitaminas que elas têm e assim por diante.
Não se esqueça de fazer um pouco de bagunça durante o passeio, ou ele irá virar uma aula chata. Corra, pule, faça gincanas ("Quem consegue descobrir um legume... amarelo?").
Conhecer coisas novas incentiva a nossa criatividade. Boa feira!


  • Na Livraria


Escolha uma boa livraria, cheia de novidades e livros de todos os tipos. Dê uma olhada em tudo: romances, biografias (livros que contam a vida de pessoas reais), livros que ensinam a fazer coisas, histórias em quadrinho, livros de arte, culinária, moda, máquinas.
Escolha uma coisa bem especial para você (ou para seu filho).

Em casa...

  • Experiência do paladar


Vende a sua vítima com um lenço preto e tenha a certeza de que ela não está vendo nada!
Selecione, da geladeira e dos temperos da sua casa, algumas amostras de alimentos bem diferentes: sal, açúcar, pimenta, limão, alho, curry, mostarda, tomate, chuchu, etc. Vá dando uma amostra de cada vez à sua vítima: se ela não acertar, tem que pagar uma prenda...
É claro que, quanto mais velho você for, mais "explosiva" pode ser esta experiência (e as respectivas prendas)!

  • Concurso de retratos


Todas as crianças recebem papel, lápis e lápis coloridos, e têm que fazer os retratos uns dos outros. Um ou mais adultos podem formar o júri.
E que vença o melhor retrato, o mais parecido ou o mais completamente louco!

  • Brincando de "Dicionário"


Cada criança escreve em um papel cinco palavras cujo significado ela conheça, mas que ache difícil: primogênito, fachada, tépido, hipocondríaco... qualquer coisa assim.
As palavras são cortadas do papel (cada tira terá uma palavra) e dobradas como se fossem votos em uma eleição.
Misturadas as tiras, uma criança de cada vez tem que tirar uma palavra e fazer com que as outras adivinhem o que é, sem dizer a palavra (se disser, perde, é claro).
Por exemplo, se a criança tirar "tépido", pode dizer:
- Não é muito quente nem muito frio... Usa-se muito para falar da água... Parece com a palavra lépido...  - e assim por diante.
Vence quem acertar o significado de mais palavras.

  • Concurso de massa de modelar


Se você tem muitas crianças para tomar conta, compre dois ou três conjuntos de massinha de modelar, bem coloridos, em qualquer papelaria.
Escolha um tema (animais, utensílios domésticos, monstros, etc.) e faça um concurso para as melhores esculturas!
Depois, as crianças podem votar (voto secreto) na obra que acharam mais bonita!

  • Faça teatro


Invente uma peça de teatro com um tema bem legal!
Junte os amigos, primos e vizinhos. Leiam juntos algo sobre os egípcios, ou sobre fofoqueiras ou, ainda, sobre D.Pedro I... qualquer assunto que vocês achem interessante. Escrever uma peça de teatro não é fácil, mas é divertido!
Vocês têm que imaginar o cenário e escrever os diálogos. Depois, é distribuir os papéis (o papel mais chato pode ficar para o "amigo" mais chatinho…). Cada um decora a sua fala, todos juntos invadem os armários disponíveis em busca de roupas, chapéus, perucas, pintam-se bigodes e barbas, e arruma-se o cenário.
As cadeiras vão à frente do palco, para o público. Convide muita gente para assistir!
♥Obs: O Thiago brinca assim com a Larissa e o Miguel, é muito engraçado!!!♥

  • Pinte mais


Se seus filhos nunca pintaram ou, ao contrário, adoram desenhar, que tal passar numa papelaria, comprar uma tela, tintas e pincéis, e se aventurar pelo mundo da pintura?
A melhor tinta para quem não tem experiência é o gouache ou a tinta acrílica, que não precisam de solvente especial e diluem em água. Use pincéis de ponta arredondada e compre pelo menos três - um mais grosso, para superfícies maiores (céu, o fundo do quadro etc.), um médio e um fino, para os detalhes.
Vocês podem copiar uma ilustração ou outro quadro, mas o ideal seria fazer algo da sua cabeça.
Tente. Todos nós somos criativos, apenas alguns desenvolvem a criatividade mais depressa!

  • Máscaras


Pegue vários sacos de papel, num tamanho que caiba, bem largo, na cabeça das crianças. Faça os furos no lugar da boca, nariz e olhos, em formatos diferentes: monstro, pessoa feliz, pessoa triste etc.
Você pode até melhorar as máscaras, fazendo orelhas de burro, chifres, cabelos esquisitos e outras coisas bem legais.
Toda a criação das máscaras será melhor aproveitada se você fizer tudo junto com as crianças. Depois, pode-se inventar uma peça de teatro.
Outra opção é separar o grupo em dois, escolher uma criança de um grupo e deixar o resto desse grupo isolado em outra sala. Enrole a criança escolhida em um lençol branco e coloque nela a máscara. O outro grupo tem que descobrir qual é o colega que está por trás da máscara, pela voz ou fazendo perguntas.
Em seguida, trocam-se os grupos e repete-se o jogo.

  • "A palavra é..."


Esse jogo é assim: um grupo de crianças se divide em dois e cada grupo escolhe uma palavra bem difícil que tenha em uma letra de música. Não valem palavras em outras línguas, nem nomes próprios.
O grupo A diz ao grupo B:
- A palavra é... (por exemplo) "necessário"!
O grupo B tem um minuto para cantar uma estrofe inteira com a palavra. Se não, perde um ponto.
No caso escolhido, alguém pensou  na música: "Eu digo... necessário, somente o necessário, por isso é que essa vida eu vivo em paz" - tema do filme "Mogli", da Disney. Mas qualquer outra música com essa palavra iria valer, também.
Em seguida, é a vez do grupo B dizer a palavra para o grupo A adivinhar... e assim por diante!

  • Exercício com os sentidos


Pegue uma toalhinha felpuda, um chumaço de algodão, um novêlo de lã e uns três pincéis, macios e de tamanhos diferentes.
Coloque a criança deitada, de olhos fechados ou vendados, só de cueca ou calcinha. E aí vá passando os diversos materiais em seu corpo, fazendo desenhos imaginários com os pincéis, massageando com a toalhinha as mãos, rosto, pés, costas, todo o corpo.
Isto é muito relaxante e desperta a sensibilidade táctil da criança.
Se tiver uma música agradável como fundo, então, muito melhor...

  • Jogo de leitura


Para quem está aprendendo a ler: em uma folha de cartão, cortada em 30 cartelinhas iguais, escreva 30 palavras em letras coloridas. Você deverá criar (ou recortar de revistas, se não for um artista nato) 30 ilustrações correspondentes às palavras que escreveu. Por exemplo, se tiver a palavra "carro" em uma cartelinha, tem que ter a figura de um carro em outra.
Você pode brincar só com seu filho, fazendo-o ler e encontrar a figura correspondente, ou propor a brincadeira a um grupo.
Nesse caso, deve ter dois grupos de tampinhas de refrigerante, pintadas de duas cores diferentes. Cada jogador segura uma tampa da cor do seu grupo. Uma pessoa sorteia uma figurinha. Quem descobrir primeiro a palavra que representa a figura deve rapidamente colocar a tampinha sobre ela. Se estiver certo, ganha a figura.
O jogador que tiver mais figuras será o vencedor.

  • Borboletas de papel


Desenhe borboletas bem bonitas, coloridas e cheias de detalhes em cartelas feitas de cartolina firme.
Em seguida, corte cada cartela ao meio, de modo a que cada borboleta fique cortada pela metade, cada asa em um pedaço da cartolina. Embaralhe tudo, e peça às crianças para juntarem as partes certas para formar as borboletas inteiras.
Depois, as borboletas podem enfeitar o armário ou a geladeira...

  • Exercício musical


Pegue uma caixinha de música, rádio ou despertador e esconda em vários locais da casa: atrás do sofá, dentro de uma gaveta, debaixo do travesseiro etc.
Seus filhos deverão tentar encontrar o objeto pelo som. Eles vão adorar!

  • Existem várias formas de se divertir em família, sair da rotina, vale ir ao teatro, shopping todo mundo, ou mãe e filha, ou madrasta e enteada, vale um futebol pai e filho, ou enteado e padrasto, vale um sorvete enteada e padrasto, ou enteado e madrasta, enfim, estamou juntos e misturado, formamos uma família, não formamos??? Então vamos ter que conviver harmoniosamente sempre!
Deus é paz, é amor, alegria, sorrisos!!
Um jogo bem legal pra ter em casa chama - se bíblia em ação, muito bom para conhecer mais a palavra (para os que crêem).
Uma ótima dica é ler a palavra para seu filho, comprar bíblias com ilustrações, se ele ainda não sabe ler. E os dvds de histórias infantis, com pipoquinha e suco, hummmm!!! É legal você papai ou mamãe que conhece a palavra  contá - la para seu filho e pedir pra que ele desenhe o que você está dizendo, o desenho da criança, mostra a forma como ela viu o que você disse!
Hoje em dia também, existem histórias infantis bíblicas separadas, tipo a história de Davi, Ester, etc!
O importante, é tudo o que você for fazer, colocar o SEnhor na frente, sangue, ninguém substitue, mais o amor conquista, o amor é maior (1co.13).
E se você é madrasta, ou padrasto, coloque o Senhor na frente e não tenha medo de falar com seu enteado (a), o medo, não provém do Senhor e é só uma arma do inimigo para desunir sua família!
O pai ou mãe que também pode estar com relacinamento difícil com seus filhos, mesmo de sangue, façam o mesmo, coloquem o SEnhor na frente, oremmmm, muito! Busquem do Senhor como agir e não tenham medo, são seus filhos, não bichos que vão te morder e vocês são autoridade sobre a vida deles!
A única coisa que você tem que lembra é: E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.(Ef 6.4).
  

Filhos são herança do Senhor!!!



E a sua família nasceu primeiro no coração do SEnhor, a gente que procura os errados, por isso muitas vezes o divórcio acontece, porque não procuramos saber qual o desejo do coração de DEus para nossas vidas e acabamos vivendo todos os nossos dias na vontade permissiva de Deus (mas disso falaremos depois).
Mas lembrem - se, tudo acontece por que Deus permite, inclusive os nascimentos de seus filhos, não ache que foi porque seu casamento 1° não deu certo que ele(a) não prestava, te traiu (que é um dos casos onde o divórcio é permítido), que seus filhos são um erro!
Declare a benção que seus filhos são na sua vida e se houver enteaos(as) também, e que você e sua casa servirão ao Senhor até que Ele venha nos buscar. Amém!!!


Quero consagrar meu lar a Ti
O nosso futuro para Te servir
Com toda minha força e entendimento
Quero dedicar o meu lar a Ti
Eu e minha casa serviremos a Deus
Com alegria
Será abençoada minha descendência
Frutificará à Sua presença
Com um bom perfume meus filhos irão
Perfumar todas as nações.

Glória á Deus!

Thiago pai do Miguel, padrasto da Larissa, Tássia mãe da Larissa e do Miguel. Hoje formamos nossa família, nessa parte deixamos a vontade permissíva (ainda temos outras para buscar, rs) e buscamos viver segundo a vontade do coração de Deus!

 

Um comentário:

  1. Que Deus abençoe essa família e que vocês continuem sendo sabios, estou realmente adimirada com essa iniciativa de vocês!!!

    Família linda!!!

    ResponderExcluir